quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto de trabalho com integração das tecnologias ao currículo

Cursistas: Antonio Dias e Cejanne

Definição do Tema: promover e introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação –TIC – nas escolas públicas municipais de Educação Básica de Jaú do Tocantins.

Planejamento Geral do Projeto:
Este projeto de trabalho vem ao encontro de mudanças “fazendo a diferença com as tecnologia de informação e comunicação -TIC” e aos poucos o sucesso dessas propostas se tornará visível, refletindo a clareza de nossas concepções e a coerência entre o que pensamos e o que fazemos para concretizar o sonho de uma escola sem preconceitos, inclusiva, democrática, competente - uma escola de todos, para todos e com todos! 
É necessária a construção de uma escola pública que eduque de fato para o exercício pleno da cidadania e seja instrumento real de transformação social, espaço em que se aprenda a conviver com os desafios hoje encontrados como a desigualdade social, e a discriminação.
    Para isto é necessário que tenhamos profissionais competentes, capacitados (os educadores que nela se encontram), para que todos favoreçam este espaço educacional de forma a darmos mais um passo pertinente na educação. Retornando a proposta deste Projeto, o uso de tecnologia mais especificamente de novas tecnologias estão associadas as questões e intenções educacionais, ou seja, proporcionar o ensino com tecnologia a toda uma coletividade, propiciando ao aluno o contato com a cultura tecnológica do seu tempo e o desenvolvimento de um juízo crítico sobre estas tecnologias. Essa decisão passa pelo professor que só escolhe as tecnologias que conhece, domina e sente-se seguro. Portanto, envolvê-lo nesses ambientes é fundamental para estabelecer a relação da tecnologia e seu compromisso social e para ele, professor, também desfrutar da cultura tecnológica do seu tempo envolvendo assim um maior número de pessoas, escolas e comunidades.
Para apoiar tecnologicamente e garantir a evolução das ações do Programa em todas as unidades rede municipal de ensino, deve ser criado o Núcleo de Tecnologia Educacional.

[...] “A comunidade escolar precisa estar conectada a uma rede global, para que os educadores utilizem, dentro de suas salas de aula, os recursos disponíveis para realizar os programas institucionais e atingir metas educativas específicas. Existe uma grande quantidade e variedade de informações disponíveis na Internet, sob diferentes formas: texto, vídeos, arquivos de som, documentos multimídia e programas. Portanto, é fundamental que os indivíduos aprendam, não só a ter acesso à informação, mas também a manejar, analisar, criticar, verificar e transformá-la em conhecimentos utilizáveis, podendo escolher o que realmente é importante, deixando de lado o que não é. (BAHIA, 2004).

Documento digital com as especificações, disponível em: http://www.sec.ba.gov.br/iat/
Realização das atividades de Pesquisa:

“O homem enche de cultura os espaços geográficos e históricos. Cultura é tudo que é criado pelo homem” (FREIRE, 2003, p. 30).

Quando trazemos este componente cultural para compor a visão de tecnologia, estamos falando não só de tecnologias instrumentais, mas também de tecnologias simbólicas como a linguagem, a escrita, os desenhos, os ícones e outros sistemas de representação; o que nos diferencia dos demais seres vivos é esta capacidade de criação e desenvolvimento do conteúdo tecnológico. O mito do domínio da tecnologia nos persegue há séculos e tende a ser superado a cada nova tecnologia alcançada.
A realização das atividades de pesquisa entre os participantes deve proporcionar trocas de conhecimento e experiências, numa perspectiva onde a sala de aula é um espaço eleito pela civilização para transferir o saber e sendo que este é um espaço que se virtualiza, deve ultrapassar o espaço físico das paredes da sala de aula e da própria escola, deslocando-se para o espaço virtual, uma via de acesso mundial com o uso do computador e da Internet. O computador conectado a Internet apresenta-se como um valioso e “poderoso” recurso didático que pode enriquecer e diversificar significativamente o processo de ensino e aprendizagem, o que colabora para trabalhar e desencadear as relações envolvidas nas novas formas de pensar e aprender a educação de maneira mais integrada, inclusiva, participativa e cooperativa.

“A revolução tecnológica concentrada nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que possibilita a conexão mundial via rede de computadores, promove alterações significativas na base material da sociedade, ao estabelecer uma interdependência global entre os países e modificar as relações Estado-Nação e sociedade. O uso crescente de redes como a Internet resultou na criação de uma organização social, a sociedade em rede, que permite a formação de comunidades virtuais, grupos constituídos pela identificação de interesses comuns” (CORRÊA, 2004, p.1).
“O desenvolvimento de uma consciência crítica que permite ao homem transformar a realidade se faz cada vez mais urgente. Na medida em que os homens, dentro de sua sociedade, vão respondendo aos desafios do mundo, vão temporalizando os espaços geográficos e vão fazendo história pela sua própria atividade criadora” (FREIRE, 2003, p. 33).

Nas oportunidades, enriquecimento da disciplina nos ambientes virtuais e envolvimento dos alunos com as atividades de pesquisa dos conteúdos e assuntos deve ser significativa e que possibilita uma experiência positiva para todos os participantes, com a utilização de aplicação dos ambientes como Blog, Fórum, grupos de discussão, construção de aplicativos, “e-mails”, atividades de pesquisa em sites, biblioteca virtual, e produção textual.
A idéia de criar um site que reúna os ambientes digitais, textos, produções entre outros conteúdos atualmente em uso nas disciplinas com objetivo principal de criar uma comunidade de ensino e aprendizagem para alunos, professores, e colaboradores.
Observa-se que a aproximação da realidade dos alunos e suas experiências fazem com que os conteúdos a serem pesquisados façam mais sentido e facilita o aprendizado de modo positivo. Isto é, através de um levantamento bibliográfico e pesquisa na Internet, o aluno deverá verificar a existência de programas e sistemas para a temática em estudo, que deverá apresentar conteúdos e recursos voltados para o ensino fundamental, usando o currículo, os conteúdos e linguagem adequados aos estudantes desse nível de aprendizagem.
Sistematização e Apresentação de Resultados:
É preciso resgatar um ensino em que educador e educando reencontrem o prazer de compartilhar a alegria de aprender, de tomar decisões em grupo sobre a organização de atividades, e de discutir sobre regras de trabalho, e de dividir as responsabilidades individuais e coletivas e com gradual comprometimento de alunos com os processos de planejamento e de gerenciamento das atividades, juntamente com a promoção de meios que possam integrar os pais, a família e toda a comunidade, buscando o resgate cultural, e significativo de suas raízes, ou seja, formando a identidade individual e coletiva da escola.
  • Envolver toda a equipe escolar nas tomadas de decisões relativas aos projetos desenvolvidos na unidade.
  • Reunião mensal com professores para acompanhamento do planejamento e projetos em desenvolvimento com objetivo de melhoria e qualidade no ensino-aprendizagem;
  • Divulgar o projeto a ser desenvolvidos ou em desenvolvimento para a comunidade interna e externa;
  • Promover encontros individuais para estar conversando sobre o trabalho desempenhado;
  • Efetuar avaliação atividades individuais e de grupos, detectando as dificuldades de cada um, e apresentação estratégias para aperfeiçoamento do alunado.
  • Promover encontros semanais com professores juntamente com o suporte e acompanhamento da hora atividade;
  • Incentivar e promover sarau de leitura, exposição de livros, revistas, jornais, pesquisas na internet, etc. nos dias “D” da leitura;
  • Avaliar e acompanhar os alunos, dando prioridade aos aspectos qualitativos;
  • Garantir que todos os alunos saiam dominando os conteúdos básicos programáticos dentro dos parâmetros curriculares nacionais e da lei de Diretrizes e Bases da Educação;
  • Tornar possível e valorizar a qualificação profissional do professor, ao qual possibilita elevação na qualidade de ensino;

Portanto, a construção de conceitos e atitudes se configura como um antigo desafio, tanto diante de quadro de giz ou de vídeos, computadores e Internet, então o uso das tecnologias está associado a propostas pedagógicas que vão além das tecnologias empregadas. Assim, a presente proposta coloca-se como mais uma possibilidade, visando permitir que essas trocas sejam realizadas de forma diferente, desta forma, alunos e professores estarão abrindo novas perspectivas para trocas de experiências no momento em que a produção fica disponibilizada para a comunidade local e para outros lugares no mundo através da rede mundial de computadores - a Internet.

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