Cursistas:
Antonio Dias e Cejanne
Definição
do Tema:
promover
e introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação –TIC –
nas escolas públicas municipais de Educação Básica de Jaú do
Tocantins.
Planejamento
Geral do Projeto:
Este projeto de
trabalho vem ao encontro de mudanças “fazendo a diferença com as
tecnologia de informação e comunicação -TIC” e aos poucos o
sucesso dessas propostas se tornará visível, refletindo a clareza
de nossas concepções e a coerência entre o que pensamos e o que
fazemos para concretizar o sonho de uma escola sem preconceitos,
inclusiva, democrática, competente - uma escola de todos, para
todos e com todos!
É necessária a
construção de uma escola pública que eduque de fato para o
exercício pleno da cidadania e seja instrumento real de
transformação social, espaço em que se aprenda a conviver com os
desafios hoje encontrados como a desigualdade social, e a
discriminação.
Para
isto é necessário que tenhamos profissionais competentes,
capacitados (os educadores que nela se encontram), para que todos
favoreçam este espaço educacional de forma a darmos mais um passo
pertinente na educação. Retornando
a proposta deste Projeto, o uso de tecnologia mais especificamente de
novas tecnologias estão associadas as questões e intenções
educacionais, ou seja, proporcionar o ensino com tecnologia a toda
uma coletividade, propiciando ao aluno o contato com a cultura
tecnológica do seu tempo e o desenvolvimento de um juízo crítico
sobre estas tecnologias. Essa decisão passa pelo professor que só
escolhe as tecnologias que conhece, domina e sente-se seguro.
Portanto, envolvê-lo nesses ambientes é fundamental para
estabelecer a relação da tecnologia e seu compromisso social e para
ele, professor, também desfrutar da cultura tecnológica do seu
tempo envolvendo assim um maior número de pessoas, escolas e
comunidades.
Para
apoiar tecnologicamente e garantir a evolução das ações do
Programa em todas as unidades rede municipal de ensino, deve ser
criado o Núcleo de Tecnologia Educacional.
[...]
“A comunidade escolar precisa estar conectada a uma rede global,
para que os educadores utilizem, dentro de suas salas de aula, os
recursos disponíveis para realizar os programas institucionais e
atingir metas educativas específicas. Existe uma grande quantidade e
variedade de informações disponíveis na Internet, sob diferentes
formas: texto, vídeos, arquivos de som, documentos multimídia e
programas. Portanto, é fundamental que os indivíduos aprendam, não
só a ter acesso à informação, mas também a manejar, analisar,
criticar, verificar e transformá-la em conhecimentos utilizáveis,
podendo escolher o que realmente é importante, deixando de lado o
que não é. (BAHIA, 2004).
Documento
digital com as especificações, disponível em:
http://www.sec.ba.gov.br/iat/
Realização
das atividades de Pesquisa:
“O
homem enche de cultura os espaços geográficos e históricos.
Cultura é tudo que é criado pelo homem” (FREIRE, 2003, p. 30).
Quando
trazemos este componente cultural para compor a visão de tecnologia,
estamos falando não só de tecnologias instrumentais, mas também de
tecnologias simbólicas como a linguagem, a escrita, os desenhos, os
ícones e outros sistemas de representação; o que nos diferencia
dos demais seres vivos é esta capacidade de criação e
desenvolvimento do conteúdo tecnológico. O mito do domínio da
tecnologia nos persegue há séculos e tende a ser superado a cada
nova tecnologia alcançada.
A
realização das atividades de pesquisa entre os participantes deve
proporcionar trocas de conhecimento e experiências, numa perspectiva
onde a sala de aula é um espaço eleito pela civilização para
transferir o saber e sendo que este é um espaço que se virtualiza,
deve ultrapassar o espaço físico das paredes da sala de aula e da
própria escola, deslocando-se para o espaço virtual, uma via de
acesso mundial com o uso do computador e da Internet. O computador
conectado a Internet apresenta-se como um valioso e “poderoso”
recurso didático que pode enriquecer e diversificar
significativamente o processo de ensino e aprendizagem, o que
colabora para trabalhar e desencadear as relações envolvidas nas
novas formas de pensar e aprender a educação de maneira mais
integrada, inclusiva, participativa e cooperativa.
“A revolução tecnológica
concentrada nas Tecnologias da Informação e da Comunicação
(TICs), que possibilita a conexão mundial via rede de computadores,
promove alterações significativas na base material da sociedade, ao
estabelecer uma interdependência global entre os países e modificar
as relações Estado-Nação e sociedade. O uso crescente de redes
como a Internet resultou na criação de uma organização social, a
sociedade em rede, que permite a formação de comunidades virtuais,
grupos constituídos pela identificação de interesses comuns”
(CORRÊA, 2004, p.1).
“O
desenvolvimento de uma consciência crítica que permite ao homem
transformar a realidade se faz cada vez mais urgente. Na medida em
que os homens, dentro de sua sociedade, vão respondendo aos desafios
do mundo, vão temporalizando os espaços geográficos e vão fazendo
história pela sua própria atividade criadora” (FREIRE, 2003, p.
33).
Nas
oportunidades, enriquecimento da disciplina nos ambientes virtuais e
envolvimento dos alunos com as atividades de pesquisa dos conteúdos
e assuntos deve ser significativa e que possibilita uma experiência
positiva para todos os participantes, com a utilização de aplicação
dos ambientes como Blog,
Fórum,
grupos de discussão, construção de aplicativos, “e-mails”,
atividades de pesquisa em sites, biblioteca virtual, e produção
textual.
A
idéia de criar um site que reúna os ambientes digitais, textos,
produções entre outros conteúdos atualmente em uso nas disciplinas
com objetivo principal de criar uma comunidade de ensino e
aprendizagem para alunos, professores, e colaboradores.
Observa-se
que a aproximação da realidade dos alunos e suas experiências
fazem com que os conteúdos a serem pesquisados façam mais sentido e
facilita o aprendizado de modo positivo. Isto é, através
de um levantamento bibliográfico e pesquisa na Internet, o aluno
deverá verificar a existência de programas e sistemas para a
temática em estudo, que deverá apresentar conteúdos e recursos
voltados para o ensino fundamental, usando o currículo, os conteúdos
e linguagem adequados aos estudantes desse nível de aprendizagem.
Sistematização
e Apresentação de Resultados:
É preciso resgatar
um ensino em que educador e educando reencontrem o prazer de
compartilhar a alegria de aprender, de tomar decisões em grupo sobre
a organização de atividades, e de discutir sobre regras de
trabalho, e de dividir as responsabilidades individuais e coletivas e
com gradual comprometimento de alunos com os processos de
planejamento e de gerenciamento das atividades, juntamente com a
promoção de meios que possam integrar os pais, a família e toda a
comunidade, buscando o resgate cultural, e significativo de suas
raízes, ou seja, formando a identidade individual e coletiva da
escola.
- Envolver toda a equipe escolar nas tomadas de decisões relativas aos projetos desenvolvidos na unidade.
- Reunião mensal com professores para acompanhamento do planejamento e projetos em desenvolvimento com objetivo de melhoria e qualidade no ensino-aprendizagem;
- Divulgar o projeto a ser desenvolvidos ou em desenvolvimento para a comunidade interna e externa;
- Promover encontros individuais para estar conversando sobre o trabalho desempenhado;
- Efetuar avaliação atividades individuais e de grupos, detectando as dificuldades de cada um, e apresentação estratégias para aperfeiçoamento do alunado.
- Promover encontros semanais com professores juntamente com o suporte e acompanhamento da hora atividade;
- Incentivar e promover sarau de leitura, exposição de livros, revistas, jornais, pesquisas na internet, etc. nos dias “D” da leitura;
- Avaliar e acompanhar os alunos, dando prioridade aos aspectos qualitativos;
- Garantir que todos os alunos saiam dominando os conteúdos básicos programáticos dentro dos parâmetros curriculares nacionais e da lei de Diretrizes e Bases da Educação;
- Tornar possível e valorizar a qualificação profissional do professor, ao qual possibilita elevação na qualidade de ensino;
Portanto,
a construção de conceitos e atitudes se configura como um antigo
desafio, tanto diante de quadro de giz ou de vídeos, computadores e
Internet, então o uso das tecnologias está associado a propostas
pedagógicas que vão além das tecnologias empregadas. Assim,
a presente proposta coloca-se como mais uma possibilidade, visando
permitir que essas trocas sejam realizadas de forma diferente, desta
forma, alunos e professores estarão abrindo novas perspectivas para
trocas de experiências no momento em que a produção fica
disponibilizada para a comunidade local e para outros lugares no
mundo através da rede mundial de computadores - a Internet.
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