Cejanne-ativ4
CONCEITO
DE CURRÍCULO
Conforme
o dicionário Houaiss currículo é definido como “programação de
um curso ou de matéria a ser examinada”. O Dicionário Interativo
da Educação Brasileira (
http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp
)
define currículo como o “Conjunto de disciplinas sobre um
determinado curso ou programa de ensino ou a trajetória de um
indivíduo para o seu aperfeiçoamento profissional".
Do
ponto de vista etimológico, o termo currículo vem da palavra
latina Scurrere, correr, e refere-se a curso, à carreira, a
um percurso que deve ser realizado. É utilizado para designar um
plano estruturado de estudos, pela primeira vez em 1633, no
Oxford English Dictionary,
Inserida
no campo pedagógico, o termo passou por diversas definições ao
longo da história da educação. Tradicionalmente o currículo
significou uma relação de matérias/disciplinas com seu corpo de
conhecimento organizado numa seqüência lógica, com o respectivo
tempo de cada uma (grade ou matriz curricular). Esta conotação
guarda estreita relação com “plano de estudos”, tratado como o
conjunto das matérias a serem ensinadas em cada curso ou série e o
tempo reservado a cada uma.
O
currículo responde de forma clara as perguntas: o que, como e quando
ensinar. É nele que esta tudo de importante que será colocado em
prática na educação e o seu objetivo estratégico.
De forma prática as tecnologias podem ser inseridas ao currículo através de aulas dinâmicas com o uso das tecnologias e de projetos para desenvolver no aluno o gosto pelo estudo e mostrar que as necessidades do mundo atual pode ser encontrada no mundo digital.
A interação das tecnologias com o currículo se dá de forma dinâmica através da busca de novos conhecimentos pelos alunos e de maneiras diversificadas de ensino pelo professor.
Os projetos precisam ser desenvolvidos no âmbito escolar para que os alunos sejam inseridos no mundo digital buscando na internet novos conhecimentos e fazendo com que eles busquem esses conhecimentos de forma integrada e colocando-os em prática.
De forma prática as tecnologias podem ser inseridas ao currículo através de aulas dinâmicas com o uso das tecnologias e de projetos para desenvolver no aluno o gosto pelo estudo e mostrar que as necessidades do mundo atual pode ser encontrada no mundo digital.
A interação das tecnologias com o currículo se dá de forma dinâmica através da busca de novos conhecimentos pelos alunos e de maneiras diversificadas de ensino pelo professor.
Os projetos precisam ser desenvolvidos no âmbito escolar para que os alunos sejam inseridos no mundo digital buscando na internet novos conhecimentos e fazendo com que eles busquem esses conhecimentos de forma integrada e colocando-os em prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário