quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CONCEITO DE CURRÍCULO

Cejanne-ativ4

CONCEITO DE CURRÍCULO


Conforme o dicionário Houaiss currículo é definido como “programação de um curso ou de matéria a ser examinada”. O Dicionário Interativo da Educação Brasileira ( http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp ) define currículo como o “Conjunto de disciplinas sobre um determinado curso ou programa de ensino ou a trajetória de um indivíduo para o seu aperfeiçoamento profissional".
Do ponto de vista etimológico, o termo currículo vem da palavra latina Scurrere, correr, e refere-se a curso, à carreira, a um percurso que deve ser realizado. É utilizado para designar um plano estruturado de estudos,  pela primeira vez em 1633, no Oxford English Dictionary,
Inserida no campo pedagógico, o termo passou por diversas definições ao longo da história da educação. Tradicionalmente o currículo significou uma relação de matérias/disciplinas com seu corpo de conhecimento organizado numa seqüência lógica, com o respectivo tempo de cada uma (grade ou matriz curricular). Esta conotação guarda estreita relação com “plano de estudos”, tratado como o conjunto das matérias a serem ensinadas em cada curso ou série e o tempo reservado a cada uma.
O currículo responde de forma clara as perguntas: o que, como e quando ensinar. É nele que esta tudo de importante que será colocado em prática na educação e o seu objetivo estratégico.
De forma prática as tecnologias podem ser inseridas ao currículo através de aulas dinâmicas com o uso das tecnologias e de projetos para desenvolver no aluno o gosto pelo estudo e mostrar que as necessidades do mundo atual pode ser encontrada no mundo digital.
A interação das tecnologias com o currículo se dá de forma dinâmica através da busca de novos conhecimentos pelos alunos e de maneiras diversificadas de ensino pelo professor.
Os projetos precisam ser desenvolvidos no âmbito escolar para que os alunos sejam inseridos no mundo digital buscando na internet novos conhecimentos e fazendo com que eles busquem esses conhecimentos de forma integrada e colocando-os em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário